Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Para onde vai o Teatro Municipal?

Títulos possíveis:
Para onde vai o Teatro Municipal?
Ou Samba de criolo doido, ou ainda Salve-se quem puder


Por Angélica Mz

O TMSP é uma verdadeira casa da mãe Joana. O maestro Neschling só põe em palavras os pensamentos de todos nós músicos, que presenciamos a cena lírica brasileira afundar cada vez mais por absoluta incompetência administrativa. Com o devido respeito que permite a minha educação à diretora do TMSP, existe uma singela diferença entre Villa-Lobos e Alban Berg. Além disso, alguém que admite sua ignorância musical faz o que no posto de diretora de uma casa de ópera?

Os músicos, excelentes profissionais que há anos se dedicam àquele teatro, mereciam o mínimo de respeito, mereciam ser ouvidos, ter sua opinião considerada enquanto profissionais e verdadeiros responsáveis pelo sucesso ou não das temporadas do Teatro. Ao contrário, estão calados, sem direitos que lhes garantam o poder de manifestar-se, à mercê de administrações incompetentes, e a anos e anos de descaso com um teatro tão importante quanto é o paulista. Quando é que se compreenderá que música se faz com músicos, em todos os níveis, inclusive administrativos? Só nos resta torcer para que essa famigerada 'fundação' aconteça para o bem, para tornar essa casa ideal tanto para seu público quanto para seus profissionais, e não como gabinete de empregos para parentes de políticos.

Não adianta vir a Sr diretora nos convencer da maravilha administrativa que é o TM e do que internamente está sendo feito, se o público há meses não assiste uma montagem sequer; se sua orquestra enfrenta uma crise interna e se seu coro termina o ano cantando “pinheirinhos que alegria” na Sala São Paulo...Onde está tal brilhantismo? Na falta de direitos trabalhistas dos músicos? Na ausência de temporada, de organização, de seriedade? Ou nos cargos administrativos ocupados por ‘profissionais’ que acham que tocar Berg é o mesmo que tocar Villa-Lobos?

Por uma administração musical para o TMSP!Pela união da classe musicista, que cada vez mais necessita unir forças para transformar a realidade de nossa vida artística!

http://semibreves.wordpress.com/2010/06/17/repensando-o-teatro-municipal/#comment-107

2 comentários:

  1. Sera que não é hora de uma revolução maior na area das artes em geral?
    Eu vejo que as reclamações são as mesmas, indiferente do setor artístico.
    Acho que falta uma politização dos artistas.
    Serem mais guerreiros.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Muito legal o blog. Parabéns!!
    Estou lhes escrevendo para divulgar nosso Vibrato.
    Este blog surgiu para tentar barrar os desmandos, a esculhambação e a eliminação sumária de cantores preteridos pelo que chamamos de "Reigente" Tiago Pinheiro.
    Por favor se puderem e julgarem interessante me ajudar nesta emmpreitada, agradeço.
    Abraços,
    Vibrato
    http://commuitovibrato.blogspot.com

    ResponderExcluir